Palavras alheias V: Emily Brontë



- Pasmo como vossemecê pode estar aqui ao lume sem fazer nada, quando toda a gente anda lá por fora! Mas vossemecê não presta para nada, e nem vale a pena falar consigo. Vossemecê nunca s’há-de emendar; e há-de ir p’ró Inferno como a sua mãe!

Por instantes pensei que esta peça de retórica me fosse dirigida e, com justificada indignação, avancei para o velho insolente disposto a corrê-lo dali para fora a pontapé.

Porém, a resposta de Mrs. Heathcliff deteve o meu gesto.

- Não passas de um velho hipócrita e desavergonhado! - exclamou. - Não tens medo de que o Diabo te venha buscar de cada vez que pronuncias o seu nome? Já te avisei para não me provocares, senão ainda lhe peço o especial favor de te levar de vez. Pára com isso, estás a ouvir, Joseph – prosseguiu ela, tirando de uma estante um livro comprido de capa preta – vou mostrar-te os progressos que fiz na Magia Negra: em breve estarei apta a exorcizar esta casa. A vaca ruça não morreu por acaso; e as tuas crises de reumático não são de certeza bênçãos do Céu!

- Ah, maldita, grande maldita! - gemeu o velho.

6 comments:

Rita said...

Este teu texto dá-me vontade de rir e faz-me lembrar uns desenhos animados, cujo nome agora não me recordo.

Não li o livro, embora o tenha em casa (uma herança). Talvez um dia destes... guardo a tua sugestão.

Quanto à música: ouvi-a muito em criança. Tocava com muita frequência no gira-discos do meu pai. Era dele também o livro.

:)

Rita said...

Afinal, parace que o tema amor vs. morte, ou devo dizer morte vs. amor(?), tem interessado bastantes.

Eu cá vivo no sonho de pertencer a uma geração não condenada. É essa a minha fraqueza, ou fortaleza, provavelmente alienação.

Ai, as coisas que digo nos dias que correm!

Rita said...

Cores de fundo: preto, verde musgo, vermelho, branco.

Continua, depois digo-te qual é que gosto mais. :)

Rita said...

Olá!

Olha, eu não tenho nada a ver com isso, mas estou curiosa... será que me podes responder:

Andas só a testar o teu template para a tomada, ou não, de uma decisão sobre a estética do teu blog;

Decidiste que o teu blog deve ter um visual diferente todos os dias;

Procuras dizer algo, que eu ainda não atingi, do género o que importa é a forma e não o conteúdo - o que, vindo de ti, suspeito que seja o contrário;

Anuiste ao meu pedido e vais continuar a explorar as possibilidades da côr até que eu te diga qual a opção de que gosto mais;

Não há sentido para o que fazes porque o sentido foi um conceito inventado pelo Homem?

Rita said...

Olha, explica-me, por favor, porquê, como, why, how, raios te partam (!), é que eu tenho saudades tuas.

E explica depressa porque é urgente!

Para mim é.

...

Tu vais à praia e essas coisas assim?

Esta não é urgente.

...

Às vezes sou agressiva para ti, desculpa.

Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... On+line+pharmacy+adipex http://www.batteries-5.info How long does nexium take to work